Vinhos & Cia - Submarino.com.br

produtos forever - a base de aloe vera mais saúde em sua mesa. visite no endereço:

http://www.toni-forever.blogspot.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

ÁGUA - ONDE A CRISE É MAIOR

MARY, que vive nos Estados Unidos, começa o dia com um banho de chuveiro, escova os dentes com a torneira aberta, dá descarga no vaso sanitário e lava as mãos. Mesmo antes do café da manhã ela talvez já tenha usado água suficiente para encher uma banheira mediana. No fim do dia, Mary, como muitos outros que vivem nos Estados Unidos, consumiu uns 350 litros de água, que daria para encher duas vezes e meia uma banheira. A distância que a separa de água limpa e farta é a torneira mais próxima. Sempre tem; para ela, isso é corriqueiro.

Para Dede, que vive na África Ocidental, a história é outra. Ela levanta-se bem antes do amanhecer, veste-se, equilibra uma lata grande na cabeça e anda uns 8 quilômetros até o rio mais próximo. Ali ela se banha, enche a lata de água e volta para casa. Essa rotina diária leva umas quatro horas. Na hora seguinte, ela filtra a água para remover parasitos e divide-a em três recipientes — um para beber, outro para uso geral e ainda outro para seu banho, à noite. A roupa tem de ser lavada no rio.

“A escassez de água está nos matando”, diz Dede. “Considerando que gastei quase a metade da manhã para apanhar água, quanto tempo do dia ainda resta para a lavoura ou outras atividades?”

A situação de Dede não é ímpar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tempo gasto anualmente por multidões de mulheres e crianças que apanham água em fontes distantes, muitas vezes poluídas, chega a mais de dez milhões de anos!

Nenhum comentário: