Vinhos & Cia - Submarino.com.br

produtos forever - a base de aloe vera mais saúde em sua mesa. visite no endereço:

http://www.toni-forever.blogspot.com

domingo, 28 de março de 2010

pode-se confiar nas notícias recebidas?





NO DIA 10 de maio de 1927, uma adição especial do jornal francês La Presse divulgava que dois aviadores franceses, Nungesser e Coli, tinham cruzado com êxito o Atlântico no primeiro vôo sem escalas. A primeira página estampava fotos dos dois pilotos, bem como os pormenores sobre sua chegada a Nova Iorque. Mas tal história era falsa. Na realidade, a aeronave se perdera e os pilotos tinham morrido.

Todavia, notícias falsas são mais comuns do que a maioria das pessoas talvez suspeite. Em 1983, notas íntimas, supostamente de Hitler, foram publicadas em importantes semanários, especialmente na França e na Alemanha Ocidental. Elas se provaram falsificações.

Similarmente, em 1980, uma história sobre um jovem toxicômano foi publicada pelo jornal The Washington Post. O relato granjeou para sua autora o prêmio Pulitzer, que é a maior honraria concedida a um jornalista nos Estados Unidos. Mais tarde, porém, revelou-se que tal história era fictícia, uma invenção. Sob a pressão de investigadores, a autora entregou seu pedido de demissão, dizendo: “Peço desculpas ao meu jornal, à minha profissão, à comissão do Pulitzer e a todos os que buscam a verdade.”

Todavia, novas invencionices, ou notícias falsas, não são os únicos obstáculos para que se chegue à verdade com respeito ao que está acontecendo no mundo.

Nenhum comentário: