Vinhos & Cia - Submarino.com.br

produtos forever - a base de aloe vera mais saúde em sua mesa. visite no endereço:

http://www.toni-forever.blogspot.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

O SEGREDO DA FELICIDADE ?

O segredo da felicidade?
Embora os britânicos sejam mais saudáveis e prósperos do que há 25 anos, são geralmente menos felizes, segundo pesquisa apresentada no The Daily Telegraph, de Londres. Um sociólogo americano, que concorda com a conclusão do Relatório de Tendências Sociais, do Escritório Central de Estatísticas, afirma que a verdadeira felicidade vem de se ter “objetivo na vida”, o que inclui “a busca de objetivos dignos”. Depois de entrevistar cerca de 400 pessoas, dois pesquisadores da Nova Zelândia chegaram a uma conclusão parecida: a maioria das pessoas atribuem felicidade “ao reconhecimento de ordem e objetivo da sua existência”. Os casados e as pessoas que têm fortes convicções religiosas tendem a sentir mais contentamento. Em vista da decadência do casamento e da fé na Grã-Bretanha, o jornal conclui que “como nação, seremos cada vez mais infelizes”.
DNA e os Rolos do Mar Morto
O trabalho de decifrar os antiquíssimos Rolos do Mar Morto começou pouco depois de sua descoberta, no deserto da Judéia, em 1947. Até o presente, cerca de 15 rolos já foram traduzidos. Restam uns 10.000 fragmentos, do tamanho de uma unha, de centenas de outros rolos. Juntar os fragmentos tem sido um trabalho frustrante. As margens estão muito deterioradas para se encaixar como num quebra-cabeças, e como cada fragmento contém apenas algumas letras, não podem ser juntados à base do significado. Agora, de acordo com o International Herald Tribune, a ciência vai ajudar. Como? A escrita foi feita em peles de animal, e o teste de DNA pode identificar a espécie, a manada e o animal do qual veio cada fragmento. Isso, esperam os eruditos, tornará mais fácil classificar e juntar os fragmentos.
Decadência familiar generalizada
“Em todo o mundo, nos países ricos e nos pobres, a estrutura da vida familiar vem sofrendo profundas mudanças”, declara o The New York Times, comentando um relatório recente. “A convulsão no seio da família não respeita nem classe social nem geografia.” A reportagem, que se baseia num estudo de dezenas de países feito pelo Conselho de População, aponta para tendências como a ascensão do índice de divórcio e do número de mães solteiras. “A idéia de que a família é uma unidade estável e coesa em que o pai é o provisor e, a mãe a fonte de apoio emocional, é um mito”, diz Judith Bruce, uma das autoras do estudo. A dissolução dos casamentos por separação, abandono ou divórcio, está crescendo rapidamente, e as mães solteiras se tornaram um fenômeno comum em quase toda a parte. Por exemplo, até um terço de todos os bebês nascidos no Norte da Europa são filhos de mães solteiras. Os pesquisadores apontam para “a liberação das mulheres” — o que inclui seu status econômico e seu papel crescente na força de trabalho — como um fator primário das muitas mudanças que estão ocorrendo na família. Uma exceção notável a essa tendência geral é o Japão, onde as mães solteiras e famílias sem pai ou mãe ainda são relativamente raras. Três quartos dos pais divorciados do Japão, porém, não pagam a pensão dos filhos.
Pecados dos pais
O Ministério de Assuntos Religiosos de Israel admitiu que mantém uma lista negra secreta de vários milhares de judeus que estão proibidos de casar com outros judeus por serem fruto de relacionamentos proibidos. Alguns casais que planejam se casar afirmam que só ficam sabendo disso quando seus planos já estão quase concluídos. A palavra final cabe ao rabinato ortodoxo. Quando Shoshana Hadad e Masoud Cohen tentaram registrar seu filho de quatro anos no Ministério do Interior, descobriram que seu casamento, ocorrido em 1982, havia sido anulado “por causa de um pecado cometido pela família da esposa uns 2.500 anos atrás”, informa o Times Union, de Albany, Nova York. O jornal prossegue: “A anulação baseia-se num boato histórico. Os rabinos acreditam que um ancestral distante de Hadad . . . casou-se ilegalmente com uma divorciada por volta de 580 A.C.” Desde então, ninguém da família Hadad recebeu permissão para se casar com quem quer que tivesse o nome Cohen. Os Cohen são considerados descendentes dos sacerdotes do templo original e devem se sujeitar a restrições especiais. “Se um tataravô fez algo de errado nos dias do Primeiro Templo, temos de sofrer por causa disso até hoje?”, perguntou Shoshana. O Ministério de Assuntos Religiosos diz que o casal também pode ter de responder a processo criminal de supostamente ter enganado o rabino que os casou.
Vem aí o primeiro país asiático sem florestas
As Filipinas estão à beira do desflorestamento total, alerta o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “As pressões populacionais e práticas madeireiras insustentáveis” estão destruindo cada vez mais terras arborizadas das Filipinas. Antes da Segunda Guerra Mundial, 60% a 70% do país era coberto por florestas. Hoje, apenas 15%. “Até o ano 2000”, informa o Update, boletim da PNUD, “as Filipinas podem se tornar o primeiro país asiático a perder todas as suas florestas e cobertura vegetal”.
“Benditas sejam as Testemunhas de Jeová”
Como se deu em muitos outros países, a Itália também teve o seu escândalo sobre transfusões de sangue. Afirma-se que milhares de litros de sangue foram distribuídos a centros de transfusão sem ter sido adequadamente testados ou sem as devidas precauções de segurança, expondo milhares de pessoas ao risco de contrair doenças como a Aids e a hepatite. Comentando essa situação chocante, que põe lucros acima da saúde, Luigi Pintor, editor do jornal italiano Il Manifesto, iniciou seu artigo com as palavras: “Benditas sejam as Testemunhas de Jeová, que . . . recusam transfusões de sangue por motivos religiosos. Ao ler os jornais em nossos dias, elas serão as únicas que não terão de se preocupar com o que está acontecendo . . . nas indústrias e clínicas de sangue que vendem e administram sangue, plasma e derivados ao próximo.”
Esteticista para elefantes
Os elefantes de Kerala, estado do sul da Índia, carregam cargas pesadas, em geral sobre as longas presas. Mas muitos dos elefantes também desfilam em procissões e em festas religiosas. Antes dessas ocasiões, em vez de fazer um lifting facial no elefante, um profissional de beleza apara as suas presas. A única pessoa em Kerala que faz esse trabalho rigoroso, P. K. Sasidharan, aprendeu o ofício com o avô. Como ele sabe quanto aparar? As especificações — baseadas na altura, no tamanho e na forma do corpo do elefante — são um segredo de família bem guardado. Se o animal coopera, o tratamento leva cerca de três horas, mas um elefante birrento é perigoso e pode levar mais tempo. Além dos motivos estéticos, as presas de elefantes que trabalham precisam ser aparadas a cada dois anos para manter um comprimento conveniente para carregar as cargas.
Melhor educação escolar
‘A grande maioria dos pais são passivos diante da escola. Não sabem o que podem exigir das instituições ou até que ponto o aluno deveria interagir no processo de aprendizagem’, informa O Estado de S.Paulo. Além de ajudar os filhos a tirar proveito da escola, como os pais podem contribuir para uma educação melhor? A educadora Neda Lian Branco Martins é citada como dizendo: “Os pais não podem aceitar tudo o que a escola faz.” Sobre o papel da escola, ela diz: “A escola tem de ensinar ao aluno como aprender a aprender.” Além dos exames, a educadora sugere que ‘o aluno seja avaliado pela pontualidade, pela assiduidade, pelo empenho com que produz na sala de aula, pelas contribuições em pesquisas e por trabalhos em grupo’.
Criminosos perigosos
A revista Veja informa que ‘no Brasil 60% dos homicídios são cometidos por jovens e 68% da população carcerária tem menos de 25 anos de idade’. Por que os delinqüentes na faixa etária dos 15 aos 25 anos são mais violentos? Segundo o psiquiatra Jorge Figueiredo, “o menor infrator tem muita necessidade de se auto-afirmar. Ele quer ser mau para ganhar respeito”. Ao contrário dos adultos, que se contentam em roubar o que encontram, os jovens “sentem raiva de suas vítimas, inveja de seu padrão de vida e são capazes de quebrar tudo e até machucar uma família inteira apenas para descarregar a frustração”. O delegado Ivany Cayres Souza diz: “Se a pessoa tem consciência de que pode sofrer um assalto, já formula uma idéia do que irá fazer, e isso sempre ajuda.”
Esperança para as vítimas de ataque cardíaco
“Pensava-se que a progressão rumo à parada cardíaca era inevitável após lesões extensas do coração, mas é possível reverter a lesão com exercícios”, afirma o Dr. Peter Liu, diretor de pesquisas na área de cardiologia no Hospital de Toronto. Depois de realizar um estudo promissor com ratos, a Clínica da Função Cardíaca do hospital fez que pacientes cardíacos “caminhassem distâncias gradativamente maiores cada dia”, informa o The Globe and Mail. “Os resultados iniciais mostram que caminhar pelo menos um quilômetro por dia pode reverter o ‘quadro clínico declinante’ em humanos também.” Contudo, a passada deve ser relativamente vigorosa, e a caminhada deve ser feita sob supervisão, disse o Dr. Liu.

Nenhum comentário: