Vinhos & Cia - Submarino.com.br

produtos forever - a base de aloe vera mais saúde em sua mesa. visite no endereço:

http://www.toni-forever.blogspot.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

TRADUÇÕES DA BÍBLIA SÃO VALIOSAS




● O jornal The Globe and Mail, de Toronto, Canadá, comentou recentemente a respeito das muitas novas traduções da Bíblia em língua inglesa, publicadas nos últimos vinte anos: “Toda nova versão — incluídas as tais como a Tradução do Novo Mundo, das Testemunhas de Jeová — procuram clarificar a mensagem da Bíblia por usar linguagem atualizada e por incorporar descobertas eruditas a partir de antigos textos hebraicos, aramaicos . . . e gregos.”

Venda de Lixo

● Uma suposta amostra do lixo da Cidade de Nova Iorque está sendo vendida agora dentro de um saco plástico em certas lojas de novidades. O originador desse pacote chama-o “um pouquinho da VERDADEIRA Nova Iorque”. O pacote inclui pedaços de jornal, chiclete, uma ponta de cigarro, duas “tampas de puxar”, de latas de bebida, e uma entrada de espetáculo fictício. Só a ponta de cigarro e as tampas de lata foram realmente apanhadas das ruas de Nova Iorque. Diz o criador do saco de lixo: “As pessoas compram qualquer coisa.”

Poluição de Ar em Recintos Fechados

● Uma conferência sobre poluição do ar em recintos fechados, realizada na Universidade de Massachusetts, EUA, alistou “fumaças, partículas e gases radioativos resultantes de combustão” e “fumaça de tabaco” entre os poluentes mais nocivos do ar em recintos fechados, diz o Times de Nova Iorque. Um dos relatórios feitos na conferência diz que as crianças nos lares onde se usa gás para cozinhar revelam “freqüência significativamente mais elevada de tosse e de catarro” do que as que vivem em lares onde se usam fogões elétricos. Outros relatórios dizem que as crianças em tais lares mostram níveis mais baixos de eficiência respiratória e de saúde pulmonar. Similarmente, o Conselho de Educação da Grã-Bretanha anunciou que as crianças cujos pais fumam têm mais probabilidade de vir a ter bronquite e outros males respiratórios. É um assunto que preocupa especialmente nos meses de inverno, quando as casas ficam em geral hermeticamente fechadas para economizar energia.

O Dobro de Telefones

● O número de telefones em uso em todo o mundo passou a ser o dobro entre 1970 e 1980, atingindo a cifra de 472 milhões atualmente. A população do mundo aumentou cerca de 20 por cento durante esse período, chegando a 4,4 bilhões. Assim, o uso de telefones aumentou cerca de 5 vezes mais rápido do que a população. A última cifra significa que há 11 telefones para cada 100 pessoas na terra. Mas a distribuição é muito irregular, visto que os Estados Unidos, por exemplo, possuem 79,1 telefones para cada 100 pessoas, ao passo que a União Soviética, só 8,4.

Crime Dispara na Europa

● “O crime aumenta em toda a Europa, sendo que a França apresenta o maior aumento entre onze países pesquisados”, relata The Daily Telegraph, de Londres. “A Inglaterra e o País de Gales estão em segundo lugar.” A Alemanha Ocidental teve o maior aumento no crime em dez anos — um aumento de 8 por cento em 1980 sobre o ano anterior — com 23 por cento de aumento no roubo e 6 por cento no assassinato. A Holanda informou um aumento de 13 por cento sobre um período de cinco anos que terminou em 1980. Crimes de violência, em Bruxelas, aumentaram 17 por cento em 1980 sobre o ano anterior. Assassinatos e outras agressões violentas aumentaram na Espanha, sendo que o maior aumento foi o de assaltos praticados por jovens. A Escandinávia, também, relatou acentuado aumento no crime praticado por jovens.

Bancos à Beira do Precipício?

● É cada vez maior o número de banqueiros, membros de uma das mais conservadoras funções, acostumados a fazer cautelosas declarações em que os fatos são atenuados, que falam abertamente sobre a possibilidade de que a falência econômica do Terceiro Mundo possa causar o colapso do sistema bancário ocidental”, diz a revista World Press Review. “A dívida do Terceiro Mundo aumentou uns sólidos 30 por cento nos últimos doze meses, aumentando de 416 bilhões de dólares em fins de 1980 para cerca de 540 bilhões de dólares. O problema não é tanto que a dívida é grande, mas que está fora de controle.” Em 1981 oito países protelaram o seu pagamento da dívida. Os resultados: “Tudo isso tem levado o sistema bancário e financeiro mundial mais perto da beira do precipício do que o mundo bancário queria anteriormente admitir.” Mais insolvências e reescalonamentos este ano, alertou o artigo, poderá desencadear “uma reação em cadeia de colapsos”.

Desconsiderados os Direitos do Paciente

● Após ter sido seriamente ferido num acidente automobilístico, o sul-africano William Dyson, 51 anos, recusou duas vezes transfusões de sangue à base de fundamentos religiosos. Sua família concordou. Contudo, foi-lhe imposta uma transfusão de sangue com ordem judicial. Nem todas as autoridades médicas, porém, concordaram com o tribunal ou com a ação do hospital. O dr. D. J. L. van Rooy, médico superintendente do Hospital Vereeniging, declarou: “Uma pessoa mentalmente sã tem o direito de recusar qualquer tratamento médico com o qual não concorde . . . O hospital sempre deve respeitar os sentimentos e as condições do paciente.” O jornal The Rand Daily Mail, de Joannesburg, concordou. Sob a manchete “Médicos Violaram os Direitos do Paciente”, o artigo afirmou: “Salvar vidas e aliviar a dor pode ser a única intenção dos médicos, mas isso não lhes confere o direito de destruir os valores pelos quais um homem vive, e pelos quais está preparado para morrer, no processo.” As Testemunhas de Jeová recusam-se a receber transfusões de sangue porque acreditam que a lei de Deus de ‘abster-se de sangue’ significa exatamente isso. Aceitarão tratamento médico alternativo. — Atos 15:29.

TV—Violência — Vínculo Confirmado

● Depois de dez anos de pesquisa, um relatório preparado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos conclui que existe evidência científica “sobrepujante” que violência “excessiva” na televisão conduz diretamente à agressão e a um comportamento violento entre crianças e adolescentes. “Em magnitude, a violência na televisão está tão fortemente correlacionada com o comportamento agressivo como qualquer outro fator de mudança de comportamento que tem sido avaliado”, diz o relatório. E o relatório chama a televisão de “um formidável educador cujos efeitos são tanto penetrantes como cumulativos”. O potencial da televisão para o bem, como melhorar os relacionamentos familiares e ajudar na educação, tem sido na maior parte desperdiçado, observou o relatório.

Procura-se Vacina Contra a “Cegueira do Rio”

● Os efeitos da “cegueira do rio” podem ser devastadores. Só na região de savana na África ocidental mais de cem mil pessoas estão cegas por causa dessa doença parasitária. Em adição, dezenas de milhões na África tropical, no Iêmen, nas Américas Central e do Sul, são afligidos com os seus sintomas. Isso tem induzido institutos de pesquisa de países industrializados e em desenvolvimento a lutar contra esse mal. O jornal Fraternité Matin, de Abidjã, Costa do Marfim, observou: “Conseguir uma vacina perfeita contra a oncocercose, ou ‘cegueira do rio’, é o objetivo de uma cooperação íntima entre pesquisadores britânicos e seus parceiros sudaneses.” A relação entre viver perto de rios e contrair a doença, tem feito com que a população local abandonasse os férteis vales banhados por um rio em troca de áreas menos férteis. “Essa doença, portanto, representa o maior obstáculo à habitação e conseqüentemente ao desenvolvimento econômico dos vales férteis que jazem desabitados e improdutivos”, diz Fraternité Matin.

Será que Usar Capacete Deixa a Pessoa Careca?

● Embora alguns talvez pensem que sim, usar capacete de trabalho não provoca calvície, segundo o dr. Willard D. Steck, dermatologista da Fundação Clínica Cleveland, de Ohio, EUA. Escrevendo no The Journal of the American Medical Association, explicou: “A alopecia (calvície) masculina padrão é um tipo hereditário de queda de cabelo que, em geral, começa subitamente no início da idade adulta e progride rapidamente até que o padrão geneticamente determinado de calvície é estabelecido.” Visto que o couro cabeludo é espesso e bem suprido de vasos sangüíneos, o dr. Steck não crê que usar capacete diminua a circulação no couro cabeludo a ponto de provocar calvície. E ele não encontrou nenhum estudo científico que ligasse o uso de chapéu ou capacete com a aceleração da calvície ou que a indicasse como causadora dela.

Grécia Quer Cercear a Igreja

● O reconhecimento da Igreja Ortodoxa como sendo a igreja estatal, feito na constituição grega, com direito a ajuda financeira e de envolvimento em assuntos administrativos, talvez deixe de existir em breve, segundo o governo do Primeiro-Ministro Papandreou. O objetivo último do governo, segundo se diz, é confinar a Igreja a um papel espiritual e transferir alguns dos mais de 120.000 hectares de terra da Igreja para fazendeiros e cooperativas agrícolas. Planeja-se também uma emenda constitucional que faça com que todas as religiões sejam iguais, aos olhos do Estado.

Previna-se Contra “Violentadores-de-colisão”

● Mulheres que dirigem carro sozinhas devem acautelar-se contra um novo método usado por violentadores — acidentes de automóvel. “Um ‘violentador-de-colisão’ é um homem que localiza uma mulher dirigindo sozinha e lança seu veículo . . . contra o dela”, explica a revista Parade. “Quando a assustada mulher sai do seu carro para ver o prejuízo e trocar documentos, ele a ameaça com uma faca ou com um revólver. Ele a obriga a entrar no carro dele, dirige para um lugar afastado, violenta-a e rouba-a.” Jacqueline Connor, promotora pública suplente em Los Angeles, Califórnia, alerta as mulheres: “Jamais estacione seu carro numa área escura. Se o fizer, nunca abaixe o vidro para falar com o homem cujo carro bateu no seu. Se seu carro pode andar, dirija-se a um posto policial, a um posto de abastecimento ou a alguma área iluminada onde haja pessoas. Não saia do carro numa auto-estrada. Acenda a luz de emergência se o carro estiver enguiçado.”

“Best-Seller” Posto de Lado

● Um estudo recente feito pela Igreja Evangélica na Alemanha revela quão raramente os protestantes alemães lêem a Bíblia. Embora a maioria dos membros de igreja possuam uma Bíblia, apenas 5 por cento disseram que a lêem “freqüentemente”. Treze por cento responderam “uma vez ou outra” e 25 por cento disseram “raramente”. E mais da metade (55 por cento) responderam que “nunca” leram a Bíblia. A maioria dos membros de igreja preferem a tradução da Bíblia de Martinho Lutero e apenas 7 por cento usam uma tradução moderna. Um quarto dos evangélicos não possuem uma Bíblia, segundo a pesquisa.

Sonho Impossível?

● Os recém-casados em geral esperam algum dia ter a sua própria casa e propriedade. No Japão, porém, “ter uma casa própria tornou-se um sonho impossível”, declara o jornal Mainichi Daily News. Em Tóquio, o metro quadrado de terra custa 650 dólares (Cr$ 150 mil). “A situação é absolutamente anormal”, diz o editorial, “uma vez que nem mesmo um bem pago funcionário pode comprar um tsubo (3,3 metros quadrados) de terra com o seu ordenado mensal”. Calculados nessa base, um terreno de 15 por 30 metros custaria mais de 67 milhões de cruzeiros. “Não é de admirar que o conceito de casa própria é amiúde comparado a alcançar a lua”, observa o artigo.


Nenhum comentário: